Operação Perigo na Rede: Homem é preso por posse de arquivos de abuso sexual infantil
10/11/2023 14:30 | Texto de:
Agente da Polícia Federal | Foto de: Reprodução
Nesta sexta-feira (10), a Polícia Federal em Alagoas efetuou a prisão de uma pessoa por posse de arquivos contendo abuso sexual infantil, durante a execução da "Operação Perigo na Rede". Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Maceió e Penedo, como parte da investigação que visa combater o armazenamento e compartilhamento de arquivos contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes pela internet.
A investigação identificou dois usuários de redes sociais em Alagoas que compartilharam arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil entre 2020 e 2021, com pessoas residentes fora do Brasil. Técnicas avançadas de investigação permitiram localizar os pontos de conexão à internet utilizados pelos suspeitos para compartilhar esses arquivos.
Durante as buscas, foram apreendidos equipamentos de informática, incluindo smartphones, computadores, notebooks e mídias digitais. Em um dos locais, um smartphone continha vários arquivos com imagens de abuso sexual infantil, resultando na prisão em flagrante de uma pessoa.
Todo o material apreendido será submetido à perícia, com o objetivo de identificar possíveis vítimas de abuso sexual entre crianças e adolescentes nas imagens encontradas.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Alagoas, com parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF). As investigações, iniciadas em dezembro de 2022, foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas.
O armazenamento e compartilhamento de arquivos de cenas de abuso sexual infantil configuram crimes segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). As penas para esses delitos, quando acumuladas, podem alcançar até 10 anos de prisão.