Operação Desmanche combate roubos de veículos e comércio ilegal de peças automotivas em Alagoas

22/11/2023 13:52 | Texto de:


Militares antes da operação policial | Foto de: SSP/AL



A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas realizou, nesta quarta-feira (22), uma operação integrada para cumprir 33 mandados de busca e apreensão em Maceió, Rio Largo, Marechal Deodoro e Pilar. A ação, batizada de Desmanche, visa combater o roubo de veículos e o comércio ilegal de peças automotivas.

A operação é fruto de um trabalho conjunto realizado pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) da Polícia Civil e o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), da Polícia Militar. Após um trabalho de investigação realizado pelas agências de inteligência do Estado, alguns estabelecimentos comerciais e outros pontos suspeitos foram identificados. A Dracco solicitou os mandados judiciais, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, a operação visa coibir o roubo de veículos na capital e reforçar as ações de fiscalização sobre peças e outros materiais vendidos em lojas e ferros velhos.

“Reunimos uma força-tarefa para ir a diversos pontos da capital e cidades vizinhas fiscalizar e também orientar os proprietários sobre os cuidados que devem ser observados ao vender veículos e peças usadas, pois caso seja constatada irregularidade ou material fruto de roubo e furto, essa pessoa irá responder por receptação”, afirmou.

Até o momento, a operação resultou nas seguintes apreensões:

  • Uma motocicleta com queixa de roubo, encontrada em uma oficina em Maceió;
  • Um motor de veículo com queixa de roubo, apreendido em uma loja automotiva em Maceió;
  • Uma motocicleta com motor e chassi adulterados, apreendida em Rio Largo.

Todos os materiais apreendidos foram levados para a sede da Dracco, em Maceió.

Para o cumprimento dos mandados, a Polícia Militar disponibilizou equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Rotam, Batalhão Rodoviário (BPRv), Batalhão de Trânsito (BPTran), a Companhia de Polícia Fazendária e outras unidades ligadas ao CPRM.

A Polícia Civil atuou com policiais da Dracco. Também participam da operação peritos da Polícia Científica (Polc), técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A operação Desmanche segue em andamento.