Operação cumpre 39 mandados contra organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Maceió e Messias

18/06/2024 08:40 | Texto de:


Operação sendo realizada | Foto de: Reprodução



Em uma operação coordenada pela Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP), as Polícias Civil e Militar uniram forças nesta terça-feira (18) para desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas na capital alagoana. A operação, denominada "Invasão", visa cumprir 17 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão nas cidades de Maceió e Messias.

Até o momento, seis pessoas foram presas em Maceió. As autoridades também apreenderam uma motocicleta com placa adulterada e queixa de roubo, além de pequenas quantidades de maconha e cocaína.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Narcóticos (DNARC) da Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, revelaram que a organização criminosa estava envolvida em tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas de fogo e homicídios. Essas atividades criminosas eram particularmente frequentes no bairro do Bom Parto, gerando instabilidade social na região.

A operação recebeu o nome "Invasão" devido a uma área específica no Bom Parto onde os suspeitos escondiam drogas. O local, anteriormente um terreno abandonado, foi invadido e transformado em uma área com diversos barracos, muitos deles desabitados e usados para esconder materiais ilícitos.

Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com base em provas técnicas obtidas pela DNARC.

Efetivo Empregado

Para garantir o cumprimento dos mandados, a operação mobilizou um vasto efetivo. Participaram policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Companhia de Policiamento de Choque, Batalhão de ROTAM, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), além dos 1º, 4º e 14º Batalhões.

A Polícia Civil contou com agentes da Delegacia de Narcóticos (DNARC), do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE), e da Seção de Capturas, todos parte da Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO). A Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT) e o Comando de Aviação Aérea (COMAVE) da SSP também apoiaram a operação.

Colaboração da População

A SSP destaca a importância da colaboração da população no combate ao crime. Denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas podem ser feitas anonimamente através do Disque Denúncia pelo número 181. As ligações são gratuitas e o sigilo é garantido.