Óleo ungido 'queima' pele de fiéis em paróquia de Maceió durante celebração de missa de São José

21/03/2024 08:45 | Texto de:


Fiéis | Foto de: Reprodução



Na última terça-feira (19), durante a tradicional festa de São José na Paróquia de São José Operário, localizada no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, fiéis relataram de uma situação inesperada e desconfortável. Durante a missa solene em homenagem ao padroeiro, alguns fiéis notaram irritação na pele devido ao óleo ungido utilizado durante o rito religioso.

O rito de unção com óleo sobre a testa dos fiéis é uma prática antiga e tradicional na paróquia, realizada todos os anos durante a celebração em honra a São José. No entanto, desta vez, após a aplicação do óleo, alguns fiéis manifestaram desconforto cutâneo, causando preocupação e surpresa entre os presentes.

Diante do ocorrido, a paróquia emitiu uma nota oficial esclarecendo a situação. Segundo o comunicado, o Padre responsável, ao ser informado sobre as queixas dos fiéis, prontamente recolheu todo o óleo utilizado durante a celebração para investigação, suspendendo imediatamente o seu uso.

Segue abaixo a nota de esclarecimento da Paróquia São José na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Caros devotos e devotas,

Na noite da última terça-feira (19/03), celebramos a Solenidade de São José com a tradicional Missa da Graça.

É do conhecimento de todos, que parte desta celebração específica, é a unção com o óleo da graça; realizado não só com piedade devocional mas, e principalmente, com todo cuidado para manter o zelo e o bem-estar de todos os devotos e devotas.

Com surpresa, ainda no decorrer da celebração de ontem, fomos surpreendidos com alguns relatos de irritação, cuja causa ainda desconhecemos.

Por segurança, recolhemos todo óleo utilizado para averiguação e descarte.

Reiteramos o nosso compromisso com a correta organização dos ritos e obediência às normas de preservação da saúde nas celebrações de nossa paróquia e suas capelas.

Rogamos à Deus que por intercessão de São José, continue protegendo e sustentando essa comunidade de fé e as famílias que entorno desta altar encontram misericórdia e paz.

Maceió/AL, 20 de março de 2024.”