OCB repudia suposta interferência de JHC na escolha da nova diretoria em Alagoas

07/03/2025 09:05 | Texto de:


Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) manifestou preocupação com a possível interferência política na escolha da nova presidência da OCB Alagoas (OCB/AL). Em nota enviada nesta sexta-feira (28/02) às cooperativas do estado, a entidade destacou a importância da neutralidade e transparência no processo eleitoral das organizações estaduais e alertou para indícios de distorção na escolha da nova diretoria.

A manifestação da OCB ocorre após denúncias de que a nomeação de Verônica Medeiros para a presidência da OCB/AL teria sido influenciada por interesses políticos ligados ao prefeito de Maceió, JHC (PL), e ao Partido Liberal (PL). A própria Verônica declarou a jornalistas que sua indicação foi feita pelo prefeito.

Inicialmente, o nome cotado para assumir a função era o do ex-deputado federal João Caldas, pai de JHC. No entanto, por não atender aos requisitos necessários para o cargo, ele teria sido substituído por Verônica Medeiros, que preside o PL no município de Palmeira dos Índios.

A OCB reiterou a necessidade de que o processo eleitoral das organizações estaduais seja conduzido com isenção e lisura, garantindo que as cooperativas tenham uma representatividade legítima, sem influência de interesses externos. A entidade não informou se tomará medidas adicionais em relação ao caso.