Níveis de rios em Alagoas diminuem após chuvas, mas Jacuípe segue acima da cota de alerta
10/07/2023 09:07 | Texto de:

Nível do Rio Jacuípe ainda apresenta nível de alerta | Foto de: Defesa Civil

Após as fortes chuvas que deixaram dezenas de cidades alagoanas inundadas nesse fim de semana, os rios e lagunas que transbordaram estão com os níveis em descida ou estáveis nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (10), de acordo com o Boletim do Sistema de Alerta dos Níveis dos Rios divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
O relatório, que é atualizado a cada hora, informou no início da manhã que apenas o Rio Jacuípe apresenta nível de alerta, indicado pela cor vermelha, já que estava com mais de 5 metros, acima da cota esperada. No entanto, comparado com o fim de semana, já foi constatada uma diminuição.
De acordo com a Semarh, o nível do rio segue descendo, confortando a população do município de Jacuípe, que acabou tendo mais de 1 mil pessoas afetadas em razão das últimas chuvas. "Em Jacuípe, o rio está a mais de 60h transbordando, é muito tempo, nem o ano passado ficou tanto tempo assim", disse Douglas Gomes, chefe do setor de Desastres Naturais da Defesa Civil Estadual.
O Rio Mundaú, que corta muitas cidades da Zona da Mata de Alagoas atingidas pelas enchentes, também está com nível de redução. Ele se encontra estável em vários municípios, como Murici, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares. Já em Rio Largo a situação é um pouco diferente, uma vez que o Mundaú ainda está cheio, acima de 6 metros.
Quanto ao município de Atalaia, que foi um dos primeiros a ficar debaixo d'água, o Rio Paraíba também aparece estável, com o nível abaixo de 3 metros. "Os números continuam elevados, porque mesmo parando de chover forte o nível dos rios continuam altos, existe risco de voltar a chover e por prevenção não podemos autorizar a volta de forma imediata. Outro motivo é que as casas estão ainda bem molhadas, por questões de saúde não é aconselhável voltar agora", destacou Gomes.