Multas começam a ser aplicadas após Justiça manter intervenção no trânsito da orla de Maceió
28/12/2024 13:58 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

Após a decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) manter a intervenção no trânsito da orla de Maceió e ampliar a "faixa verde", motoristas começaram a ser multados, no sábado (28), por estacionarem em locais proibidos na Avenida Silvio Carlos Vianna. A fiscalização de estacionamento irregular foi retomada pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), que iniciou a aplicação de multas logo após o início das operações.
Na manhã de sábado, viaturas do DMTT foram flagradas realizando a fiscalização e entregando multas a condutores que estacionaram nas alças internas e externas da avenida, áreas devidamente sinalizadas como proibidas para o estacionamento. De acordo com a descrição da infração, as multas mencionavam que os motoristas haviam estacionado em locais proibidos, sendo alertados pela sinalização visível na via, com o veículo sem a presença do condutor.
Uma das motoristas multadas, filha de uma moradora de um edifício na Ponta Verde, reclamou da abordagem. Ela contou que foi surpreendida com a multa às 6h58 da manhã e alegou não saber das restrições de estacionamento. “Ela deixou o carro lá porque dormiu aqui, e eu ainda falei com eles: 'já multando a essa hora?', porque até então nós não sabíamos que não podia estacionar e que isso geraria a multa. Foi uma arbitrariedade”, afirmou dona Maria Lúcia.
Ela também questionou a atuação dos agentes em relação a outros motoristas e vendedores ambulantes. "Inclusive, eles multaram outros motoristas que tinham deixado o carro parado nesse trecho. Eles também estavam abordando os vendedores de coco, os trabalhadores que têm suas barracas na praia, estavam em cima. Agora o ônibus da Prefeitura parou em cima da faixa verde e aí eles não fazem nada", completou, demonstrando indignação.
Inicialmente, o DMTT informou que, no primeiro dia de fiscalização, as ações seriam educativas, com multas aplicadas apenas a condutores que insistissem em estacionar irregularmente. A partir de sábado, a fiscalização foi intensificada e as autuações começaram a ser aplicadas com mais rigor.