Mulher alega ser vítima de fake news por exposição de sua imagem relacionada à operação realizada em União dos Palmares
07/03/2024 13:49 | Texto de:
Rafaela da Silva Santas | Foto de: Reprodução
Rafaela da Silva Santas, residente em União dos Palmares, procurou a redação do UP para denunciar a propagação de uma fake news que vem circulando em grupos de WhatsApp. A jovem teve sua imagem associada à operação policial denominada "Refúgio", ocorrida na manhã desta quinta-feira (7) na região.
De acordo com Rafaela, sua foto está sendo divulgada juntamente com imagens de outras pessoas alvo da operação, causando-lhe preocupação e medo de ser confundida com a pessoa detida.
“Estão espalhando no grupo de WhatsApp minha foto, dizendo que fui eu que fui presa, sendo que a mulher que foi presa é outra Rafaela... Nunca me envolvi nessas coisas, já foram presos... Estou com medo de me confundirem”, relatou a jovem indignada com a disseminação da desinformação.
Rafaela salientou que estava a caminho do trabalho quando foi informada que sua imagem estava sendo compartilhada nos grupos de WhatsApp, sem seu consentimento e com uma narrativa falsa associada.
A prática de associar indevidamente imagens de pessoas a eventos criminosos ou operações policiais é recorrente e pode causar danos irreparáveis à reputação e à segurança dos indivíduos envolvidos.