MPAL, UFAL e Defesa Civil unem esforços para prevenir transbordamentos do Rio Mundaú

16/07/2024 14:29 | Texto de:


Rreunião entre as autarquias | Foto de: Reprodução



Nesta terça-feira (16), o Ministério Público de Alagoas (MPAL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Defesa Civil do Estado se reuniram com o objetivo de estabelecer um projeto conjunto de prevenção ao transbordamento de rios. A iniciativa visa inicialmente a Bacia do Mundaú, área de significativo risco devido à presença de comunidades ribeirinhas.

"A escolha dessa bacia se deu por conta do grande número de pessoas que vive à margem do Rio Mundaú, situação que, em caso de enchente e inundação, pode gerar uma tragédia. Trabalhando com a prevenção, o Ministério Público vai intermediar o encontro de propostas entre as entidades para oferecer uma resposta efetiva à população", destacou a promotora de Justiça Cecília Carnaúba.

Durante o encontro, foram delineadas as responsabilidades de cada órgão. O MPAL assumirá a iniciativa de solicitar à Semarh (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) a atualização dos planos de bacia hidrográfica, incluindo o zoneamento das áreas com maior risco de inundação.

Esse esforço conjunto pretende não apenas mitigar os efeitos das cheias na região, mas também promover um planejamento integrado que proteja as comunidades vulneráveis ao longo da Bacia do Mundaú.