Motociclistas fazem "buzinaço" na porta do DMTT após flagrante de viatura derrubando mulher
13/09/2024 14:51 | Texto de:
Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução
Um grupo de motociclistas se reuniu em frente ao Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) na manhã desta sexta-feira (13) para realizar um "buzinaço" em protesto contra ações do órgão. O movimento foi organizado após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando uma colisão entre uma viatura e uma motocicleta, que resultou na queda de uma mulher.
A convocação para o protesto foi amplamente divulgada em grupos de WhatsApp. "Concentração às 9h da manhã na Tupan da Fernandes Lima. Saindo às 9h30 para a frente do DMTT. Nossa classe é forte, vamos mostrar que eles não podem fazer o que querem", dizia a mensagem que circulou entre os motociclistas, destacando a presença de autoridades internacionais na cidade como oportunidade para a manifestação.
No final da manhã, houve um princípio de confusão entre os manifestantes e agentes do DMTT, quando alguns servidores municipais tentaram dispersar os motociclistas da avenida. A reação dos manifestantes intensificou o protesto, que bloqueou o trânsito na Avenida Durval de Góes Monteiro, sem previsão de término.
Até o momento, o DMTT não se pronunciou oficialmente sobre o protesto, mas emitiu uma nota justificando a manobra de "zigue-zague" da viatura, vista no vídeo, como um procedimento padrão em escoltas de autoridades. Segundo o órgão, a ação fazia parte da escolta da ministra da Juventude e Modernização de Portugal, que está na cidade para participar do G20.
Nota do DMTT:
O DMTT informa que o acidente envolveu uma motocicleta e uma viatura que realizava a escolta da ministra da Juventude e Modernização de Portugal, para o G20.
A escolta é intransponível e a colisão veio a acontecer devido à motocicleta desrespeitar a distância e tentar acessar o espaço da célula da escolta. Por questões de segurança, outra viatura foi acionada.
A manobra em zigue-zague é definida em manual policial para a segurança, quando algum veículo tenta avançar para dentro do comboio.
Foi acionada uma outra equipe do DMTT para ir até o local de acidente, de onde foi constatado que a condutora da motocicleta teve ferimentos leves e levada por uma unidade da SAMU ao HGE.
O DMTT e a PRF estão desde a última terça-feira (11) divulgando orientações à população a fim de manterem os cuidados no tráfego durante a passagem das escoltas do G20 em Maceió, inclusive com a orientação de não seguir os veículos batedores.