Moradores realizam protesto velando corpo no meio da rua em busca de justiça
29/08/2023 13:23 | Texto de:

Corpos do idoso foi velado no meio da pista | Foto de: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (29), moradores do Bairro Porto Dantas, localizado na Zona Norte de Aracaju, realizaram um protesto impactante, colocando o corpo de um idoso no meio da Avenida Euclides Figueiredo. O ato de protesto visava chamar a atenção das autoridades para a morte do idoso, identificado como Givanildo Santos, de 61 anos, ocorrida no último domingo (27) em um trágico acidente de trânsito.
De acordo com informações do primo da vítima, Railton Ferreira, Givanildo Santos sofria de transtornos mentais e estava tentando atravessar a avenida de bicicleta, utilizando a faixa de pedestres, quando foi atingido por um veículo pertencente à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Railton Ferreira ressaltou a gravidade da situação, afirmando que o motorista responsável pelo atropelamento não prestou socorro e fugiu do local.
O idoso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), porém, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer pouco tempo após a chegada ao hospital.
Como forma de protesto e busca por justiça, os manifestantes bloquearam o trânsito na Avenida Euclides Figueiredo nos dois sentidos por aproximadamente uma hora e meia. A ação gerou impactos significativos no tráfego local, sendo o trânsito normalizado por volta das 6h30 da manhã.
O protesto contou com a presença de equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), que acompanharam o desenrolar dos acontecimentos para assegurar a ordem e a segurança dos envolvidos.
Em resposta ao incidente, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) emitiu um comunicado informando que o motorista envolvido no caso pertence a uma empresa terceirizada que presta serviços ao órgão. A Adema afirmou que o motorista não estava em serviço no momento do atropelamento e destacou que tomou providências para afastá-lo de suas funções.
A Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) anunciou a abertura de um inquérito na Delegacia de Delitos de Trânsito para investigar o incidente e apurar as circunstâncias que levaram ao atropelamento fatal do idoso Givanildo Santos. O inquérito visa esclarecer todas as questões ligadas ao caso e, se necessário, tomar as medidas cabíveis em relação aos responsáveis.