Moradores quilombolas fecham via em protesto contra a Verde Alagaos em Passo de Camaragibe

07/03/2024 10:56 | Texto de:


Protesto de moradores contra a Verde Alagoas | Foto de: Reprodução



Na manhã desta quinta-feira (07), os moradores da comunidade quilombola do Bom Despacho, localizada no município de Passo de Camaragibe, no interior de Alagoas, realizaram um protesto bloqueando a via principal do povoado. O motivo do protesto foi a acusação de cobranças ilícitas por parte da empresa Verde Alagoas, responsável pelo abastecimento de água na região.

Segundo relatos dos moradores, a empresa estaria cobrando uma taxa de R$ 62,40 em residências que não possuem acesso ao abastecimento de água. Além disso, eles alegam que a empresa não realizou o cadastro adequado da comunidade, o que resultou em cobranças indevidas.

"Não está certo essa cobrança. A população está cobrando melhorias, a população não vai pagar uma coisa que eles não têm", declarou um dos moradores durante o protesto.

Em resposta às acusações, a empresa Verde Alagoas emitiu uma nota informando que está em diálogo com a população quilombola do povoado Bom Despacho para esclarecer o faturamento baseado no consumo de água dos moradores. A empresa ressaltou que o faturamento segue as resoluções da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), de acordo com o contrato de concessão.

Leia a nota na íntegra:

A concessionária Verde Alagoas está em dialogo com a população quilombola do povoado Bom Despacho, em Passo de Camaragibe, para explicar o faturamento com base no consumo de água dos moradores. No primeiro ano de atuação, completado em 2023, a empresa seguiu o planejamento de atividades com investimentos nos sistemas operacionais da região, como a adequação dos poços de abastecimento, nos reservatórios e também no quadro elétrico dos equipamentos, para oferecer segurança e estabilidade hídrica aos clientes.

A Verde Alagoas reforça que o faturamento segue as resoluções da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), de acordo com o contrato de concessão.

Nos casos comerciais, como cadastro dos moradores, a empresa está a disposição para tirar dúvidas e corrigir dados cadastrais das contas de água nas lojas de atendimento, como também pela central telefônica 0800 941 0195. A ligação é gratuita. Caso o cliente prefira, basta salvar o número e falar pelo WhatsApp.

A Verde Alagoas também oferece a Tarifa Social. O cliente precisa estar inscrito no cadastro único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), possuir imóvel residencial com até 60m² de área construída, consumo de até 20m³ e, em casos de inadimplência, é necessário realizar acordo de pagamento com a concessionária. Os documentos estão disponíveis no site www.verdealagoas.com.br.