Moradores de Penedo enfrentam condições análogas à escravidão em Minas Gerais: "Queremos ser resgatados"
14/05/2024 10:20 | Texto de:
Moradores de Penedo, interior de Alagoas | Foto de: Reprodução
Um vídeo que passou a circular nas redes sociais, revelando a angustiante situação de trabalhadores de Penedo, que clamam por ajuda para serem resgatados de uma fazenda no interior de Minas Gerais abalou a população alagoana.
As imagens expõem uma realidade de trabalho análogo à escravidão, onde 11 pessoas se encontram presas em condições desumanas, sem receber salários e submetidas a um regime exaustivo e opressivo.
Os trabalhadores denunciam que estão sendo explorados em uma plantação de café, onde são obrigados a colaborar em troca de míseras porções de comida, enquanto dormem em condições insalubres, no chão de concreto frio de uma casa precária.
A falta de higiene é gritante, com relatos de água suja e poluída sendo a única fonte disponível para consumo, proveniente de uma caixa d’água degradada.
A jornada de trabalho se inicia antes mesmo do nascer do sol e se estende até tarde da noite, sob a vigilância intimidadora de capangas contratados pelo proprietário da fazenda. Uma das trabalhadoras, que aparece como porta-voz do grupo, relata ter sofrido ameaças diretas, pois o proprietário detém seus documentos com fotos, prometendo perseguição caso tentem deixar o local.