Menos da metade dos municípios de Alagoas possuem candidatas mulheres à prefeitura
16/08/2024 15:44 | Texto de:
Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Escrita por: Johny Lucena|UP
A participação feminina nas eleições municipais de 2024 em Alagoas ainda enfrenta desafios consideráveis, com menos da metade dos municípios alagoanos apresentando candidatas mulheres à prefeitura.
Uma análise recente realizada pelo Eufêmea na plataforma Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelou que, dos 102 municípios do estado, apenas 50 têm mulheres concorrendo ao cargo de prefeita.
Este número é inferior ao registrado em 2020, quando 63 mulheres se candidataram ao mesmo cargo. O prazo para o registro presencial das candidaturas se encerrou às 19h desta quinta-feira (15).
De acordo com a consulta realizada na manhã desta sexta-feira (16), Alagoas registrou um total de 1.902 candidaturas femininas para os cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora. O maior número de candidaturas está para o cargo de vereadora, com 1.794 mulheres se lançando na disputa, representando 94,32% do total. Para o cargo de vice-prefeita, foram registradas 58 candidaturas.
Diversidade racial nas candidaturas
A análise do recorte racial das candidaturas femininas revela que a maioria das candidatas se autodeclara branca, totalizando 50% do grupo. Mulheres que se identificam como pardas representam 48% das candidaturas, enquanto apenas 2% se identificam como pretas.
Concentração por partido
O levantamento também aponta uma concentração das candidaturas femininas em alguns partidos políticos. O MDB lidera com 36% das candidatas, apresentando 18 mulheres na disputa. Em seguida, o PP contribui com 18% das candidaturas femininas. O Republicanos ocupa a terceira posição, com 10% das candidaturas.
Outros partidos, como PDT e PL, têm 8% cada um, enquanto PSB (6%) e UP (4%) têm menor presença. Partidos como PCO, PODE, PSOL, PT e Solidariedade têm apenas uma candidata feminina cada, representando 2% do total.