Marcelo Victor deve ser reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas nesta quarta-feira

11/12/2024 07:57 | Texto de:


Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução



A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) se prepara para reeleger o deputado Marcelo Victor como presidente da Casa por mais um biênio. A eleição está marcada para esta quarta-feira (11), às 16h, e deve reconduzir o parlamentar ao cargo com amplo apoio, incluindo votos da oposição.

Segundo o vice-presidente da ALE, Bruno Toledo, não haverá mudanças nos demais cargos da Mesa Diretora, indicando uma consolidação política interna que fortalece a chapa encabeçada por Marcelo Victor.

Um deputado governista afirmou que o apoio a Marcelo Victor pode ser unânime, reflexo de uma articulação política bem amarrada entre os parlamentares. “Pode ser por unanimidade”, comentou. Até o momento, não há registro de divergências significativas entre os deputados estaduais.

A única possibilidade de interrupção do pleito seria de ordem jurídica. O deputado federal Alfredo Gaspar entrou com uma Ação Declaratória no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) para impedir a realização da eleição. A medida surpreendeu, já que era esperado que o deputado federal Fábio Costa fosse o autor da contestação.

Bruno Toledo demonstrou tranquilidade diante da ação judicial. “Não iremos polemizar com isso. Temos segurança de todos os atos”, afirmou. A mesma postura foi adotada por outros parlamentares, que classificaram a contestação de Alfredo Gaspar como improcedente. Um influente deputado da Casa destacou que o parlamentar federal não tem legitimidade para questionar o processo, uma vez que se trata de uma decisão interna corporis, ou seja, exclusiva do Legislativo estadual.

Marcelo Victor é reconhecido por sua habilidade em costurar alianças e manter estabilidade política na ALE. A expectativa em torno de sua reeleição reflete a força de sua liderança e a ausência de oposição organizada dentro do Legislativo estadual. Mesmo adversários históricos, como Alfredo Gaspar, parecem não encontrar eco em suas tentativas de questionar o processo.

Com o apoio maciço da base e da oposição, Marcelo Victor caminha para mais um mandato na presidência da ALE, consolidando sua influência no cenário político de Alagoas.