Manifestação de mães cobra ampliação de vagas na educação infantil em Maceió

04/02/2025 13:26 | Texto de:


Escrito por Redação/ UP | Foto de: Reprodução/ Secom AL



Na manhã desta terça-feira (03), um grupo de mães organizou um protesto em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada no bairro da Cambona, em Maceió. A principal reivindicação das manifestantes foi a criação de mais vagas para a educação infantil na rede municipal.  


A mobilização afetou o trânsito na região, com manifestantes bloqueando o cruzamento da Rua General Hermes com a Avenida Governador Afrânio Lages. Algumas mulheres seguravam placas improvisadas, enquanto outras utilizaram sacos de lixo para interromper a passagem de veículos. O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) foi acionado e orientou motoristas a buscarem rotas alternativas. Após algumas horas, a via foi liberada.  


Imagens divulgadas nas redes sociais mostram mães em frente ao prédio da Semed, entoando palavras de ordem e exigindo medidas imediatas da prefeitura para solucionar o déficit de vagas.  


Em resposta à manifestação, a Semed divulgou uma nota informando que, ainda em 2025, a ampliação do programa Gigantinhos deve disponibilizar aproximadamente 14 mil novas vagas para a educação infantil. Além disso, destacou que 11 creches estão em construção e que parcerias com instituições privadas permitirão a abertura de novas unidades.  


A secretaria também esclareceu que crianças que não conseguiram matrícula em nenhuma das 157 unidades escolares do município foram inseridas em uma lista de suplência e serão chamadas conforme novas vagas forem abertas.  


Entre os projetos em andamento, a Semed mencionou a construção de um complexo escolar com metodologia Sesi na Cidade Universitária, que terá capacidade para atender mais de mil estudantes. Além disso, está sendo erguida uma nova creche-escola no conjunto Flexais, com previsão de atender 120 crianças.