Mais de 300 pessoas estão desabrigadas em União dos Palmares; município e outros da Zona da Mata de Alagoas tiveram situação de emergência decretada

08/07/2023 22:53 | Texto de:


Rio Mundaú transbordou em União dos Palmares | Foto de: BR104



As intensas chuvas que atingiram nesta sexta-feira (07) o município de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, deixaram 91 famílias desabrigadas, segundo dados divulgados pela gestão municipal neste sábado (08).

No total, 302 indivíduos foram afetados pela situação e estão abrigados em quatro colégios da cidade. A Escola Professora Salomé da Rocha Barros é a que recebeu mais desabrigados, sendo 212 pessoas divididas em 64 famílias. Já a Escola Jairo Correia Viana abriga 16 famílias e um total de 48 pessoas, enquanto a Escola Joaquim Gomes recebeu 36 pessoas divididas em 10 famílias. Por fim, a Escola Edvar de Souza Santos está abrigando uma família, composta por 6 pessoas.

Estima-se que pelo menos 2 mil residências tenham sido atingidas pelas chuvas na sexta-feira. Por conta disso, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, decretou situação de emergência no município de União dos Palmares e em outras 28 cidades alagoanas, incluindo outras da Zona da Mata, como Branquinha, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe, Murici, São José da Laje, Santana do Mundaú e São Luís do Quitunde.

A Verde Alagoas, empresa responsável pelo abastecimento de água em União dos Palmares, informou que o serviço foi interrompido em decorrência das fortes chuvas. A empresa também divulgou que o fornecimento de água foi interrompido em outras cidades da Zona da Mata alagoana, como Ibateguara, Porto Calvo e Matriz de Camaragibe. Outras cidades da região, como Jacuípe, Joaquim Gomes e Murici, também estão sem fornecimento de água, mas são abastecidas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).