Mais de 150 mil eleitores em Alagoas precisam realizar cadastramento biométrico até 8 de Maio

09/01/2024 14:31 | Texto de:


Registro biométrico | Foto de: Reprodução



O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) anunciou que mais de 150 mil eleitores no estado, que ainda não tiveram a biometria coletada, devem realizar o cadastramento até o dia 8 de maio deste ano. A coleta de dados biométricos estava suspensa desde 2020 devido à pandemia, e agora os eleitores têm um prazo determinado para regularizar sua situação nos cartórios eleitorais distribuídos por todo o Estado.

O percentual de eleitores que precisam realizar o cadastramento biométrico representa 6,49% do eleitorado estadual, que é composto por 2.325.656 eleitores. Vale ressaltar que o cadastramento biométrico no estado foi concluído em 2012, e desde então, todos os eleitores que solicitaram o alistamento já tinham suas assinaturas eletrônicas, fotos com medidas da face e impressões digitais coletadas.

A suspensão da coleta de dados impactou principalmente aqueles que solicitaram o alistamento eleitoral para obterem o primeiro título. Os cartórios eleitorais em todo o estado estão abertos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. 

Aqueles que solicitarem o alistamento eleitoral virtualmente, por meio dos portais do TRE ou do TSE, terão 30 dias para comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor para efetivar o atendimento com a coleta biométrica. O não comparecimento dentro do prazo estabelecido resultará na não conclusão da solicitação.