Lula participa de cerimônia em defesa da democracia no Palácio do Planalto pelos dois anos dos atos golpistas de 8 de Janeiro
08/01/2025 09:14 | Texto de:

Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira (8) de uma cerimônia no Palácio do Planalto para marcar os dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. O evento será transmitido ao vivo pelo g1, a partir das 9h30.
A cerimônia, que tem como tema a defesa da democracia, contará com a reintegração ao espaço físico do palácio de obras de arte danificadas pelos vândalos e agora restauradas. Além disso, haverá um abraço simbólico à democracia na Praça dos Três Poderes. O evento será dividido em quatro partes e contará com a presença de parlamentares e juristas, representando o Congresso Nacional e o Judiciário.
Embora o evento tenha sido organizado pelo Poder Executivo, nem todos os chefes de Poder estarão presentes. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não confirmou sua presença, e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, já informaram que não participarão.
Entretanto, o ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do STF, e o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), estarão presentes, representando o Congresso e o Judiciário. Também são esperados os comandantes das Forças Armadas.
Em 2024, o Congresso Nacional e o STF já haviam organizado atos para marcar o primeiro ano dos ataques. No entanto, o evento desta quarta-feira será o primeiro no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, a simbolizar a união e a defesa da democracia no país.