Líderes de facções em Alagoas são isolados em regime disciplinar mais rígido
06/02/2025 15:51 | Texto de:

Escrito por Redação/ UP | Foto de: Reprodução

A Justiça determinou a inclusão de 21 detentos, identificados como líderes de facções criminosas, no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Com a medida, os presos ficarão em celas individuais e perderão o direito a visitas íntimas, como forma de restringir sua influência dentro e fora das unidades prisionais.
De acordo com a decisão judicial, os detentos utilizavam o sistema prisional para gerenciar a estrutura financeira e disciplinar das facções, além de coordenar crimes, planejar fugas e ordenar execuções em diferentes regiões de Alagoas. Mesmo encarcerados, continuavam a exercer controle sobre territórios por meio de intermediários, mantendo redes criminosas ativas.
O juiz responsável pelo caso destacou o perigo representado pelos presos e a necessidade de interromper sua atuação. “Eles não apenas corrompem o sistema penitenciário, mas também comandam atividades ilícitas fora dos muros das prisões”, afirmou.
Ele ainda reforçou a importância de combater as facções dentro dos presídios. “Se essas organizações nascem e se fortalecem dentro do sistema prisional, é essencial que a luta contra elas comece ali, em cada uma das dez unidades penitenciárias do estado”, concluiu.