Lagoas e rios podem transbordar a qualquer momento, aponta alerta do Semarh/AL

07/05/2024 08:41 | Texto de:


Ruas em São Miguel dos Campos | Foto de: Reprodução



A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) emitiu um alerta hidrológico na manhã desta terça-feira (7), destacando os perigos iminentes de transbordamento de rios e riachos devido às intensas chuvas que têm assolado Maceió e o interior do estado desde a tarde de segunda-feira (6).

O comunicado ressalta que a Lagoa Manguaba, importante corpo hídrico da região, está apresentando um aumento significativo em seu nível, ultrapassando os 2 metros e perdendo sua oscilação natural. A cota de transbordamento desse corpo hídrico é de 2,70 metros, o que alerta para a possibilidade de inundações nas áreas circundantes.

Além disso, os rios Coruripe e Piauí, localizados na região Sul de Alagoas, estão apresentando um aumento em seus níveis e mantêm uma tendência de elevação devido ao volume das águas que escoam.

Já em trechos dos municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto, os rios Jequiá e Conduípe já transbordaram, causando preocupação e possíveis danos às comunidades locais.

Na capital, Maceió, os riachos Jacarecica e Silva também estão sofrendo um aumento em seus níveis, aumentando a preocupação com a possibilidade de transbordamento nas próximas horas.

Pontos de alagamento já foram registrados durante a madrugada em várias cidades. Um vídeo compartilhado no Instagram do portal UP, mostra uma enxurrada na Grota do Rafael, no bairro do Jacintinho, em Maceió.

Em localidades como o povoado Pindorama, em Coruripe, as águas alcançaram níveis suficientes para invadir residências e bloquear vias, enquanto situações similares foram registradas em Penedo, São Miguel dos Campos e Rio Largo.