Justiça suspende audiência de Kil de Freitas em processo de improbidade
09/04/2024 10:46 | Texto de:

Kil de Freitas | Foto de: Reprodução

A audiência agendada para esta terça-feira (9) referente ao processo de improbidade administrativa movido contra o prefeito de União dos Palmares, Kil de Freitas, foi cancelada. O processo, de número 0800083-12.2022.8.02.0056, que estava sob responsabilidade do juiz Vinícius Garcia Modesto, da 2ª Vara Cível de União dos Palmares, teve sua sessão cancelada sem maiores explicações divulgadas até o momento.
Este processo teve origem em uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL), apontando irregularidades na efetivação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias na cidade. As investigações, iniciadas em 2019, destacaram a efetivação promovida pela gestão de Areski Freitas, alegando a dispensa da realização de concurso público para a contratação desses profissionais, com base na emenda constitucional federal nº 51.
As promotoras Dra. Adilza Freitas e Jheise de Fátima Lima Gama, que inicialmente acompanharam o caso, passaram a responsabilidade para a promotora Ana Cecília M. S. Dantas. Em novembro, o juiz Modesto suspendeu o processo por 90 dias, visando a possibilidade de um Acordo de Não Persecução Civil.
Com o cancelamento da audiência de conciliação, o caso ganha mais um capítulo na longa discussão sobre a efetivação dos servidores municipais. Os motivos para o cancelamento não foram divulgados até o momento, levando a especulações sobre os próximos passos no desenrolar deste processo. Tanto os representantes do Ministério Público quanto os advogados de defesa do prefeito Areski Freitas mantiveram-se discretos em relação aos desenvolvimentos futuros.