Justiça Eleitoral suspende cassação de vereadores de União dos Palmares

17/09/2024 11:11 | Texto de:


Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução



A Justiça Eleitoral de Alagoas suspendeu, temporariamente, a cassação dos mandatos dos vereadores Emanuel Gomes Balbino, Paulo Alves Cavalcanti Neto e Manoel Messias da Silva, de União dos Palmares.

Os parlamentares foram acusados de fraude à cota de gênero nas eleições de 2020, mas a decisão do desembargador Klever Rêgo Loureiro garantiu a permanência dos três em seus cargos até nova análise.

A decisão ocorreu após recurso apresentado pelos vereadores, que contestaram a sentença anterior do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). O tribunal havia determinado a cassação dos mandatos e a inelegibilidade, por oito anos, das candidatas envolvidas no suposto esquema de candidaturas femininas fictícias.

No entanto, a defesa dos vereadores argumentou que não havia provas suficientes para sustentar as acusações. Com base nisso, o desembargador concedeu uma tutela de urgência, permitindo que eles permaneçam no exercício dos mandatos até o julgamento final do recurso, que será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).