Justiça determina suspensão de pesquisa de Júnior Menezes por “fraude eleitoral”
03/10/2024 13:37 | Texto de:
Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução
A Justiça Eleitoral da 21ª Zona Eleitoral de União dos Palmares, determinou, nesta quinta-feira (3), a suspensão imediata da divulgação de uma pesquisa eleitoral considerada irregular. A decisão foi proferida em resposta a uma representação feita pela coligação “União para Mudar”, encabeçada pelo candidato a prefeito Brunno Lopes, contra a coligação “União Seguindo em Frente”, liderada por Junior Menezes.
A pesquisa, realizada em 24 de setembro de 2024, foi alvo de críticas por parte da coligação de Brunno Lopes, que alegou manipulação dos dados. Segundo a ação, o levantamento focou apenas em áreas onde o candidato representa uma maior aceitação, além de apresentar erros nos resultados, com um total de 99,05%, inferior aos 100% esperados. A coligação alega que a pesquisa foi utilizada de forma tendenciosa, buscando induzir o eleitorado ao erro.
Ao analisar o caso, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas identificou que a pesquisa foi divulgada sem as informações obrigatórias, como o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a margem de erro e o período de coleta de dados, o que contraria a legislação eleitoral.
Diante das irregularidades, o juiz Lisandro Suassuna de Oliveira determinou a suspensão imediata da divulgação da pesquisa em redes sociais e outros meios de comunicação, estabelecendo uma multa diária de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento. A coligação de Junior Menezes também foi citada e terá dois dias para apresentar sua defesa.