Justiça dá prazo para Prefeitura responder sobre retirada de totens de segurança do Governo
31/10/2024 10:38 | Texto de:
Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução
A Justiça de Alagoas deu um prazo até às 15h desta quinta-feira (31) para a Prefeitura de Maceió responder sobre a retirada dos totens de segurança do Governo do Estado. A decisão ocorreu após uma audiência realizada no Fórum do Barro Duro nessa quarta-feira (30).
Os equipamentos tinham sido instalados pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) no Marco dos Corais e no Corredor Vera Arruda, na parte baixa de Maceió, e foram notificados e interditados pela prefeitura.
A SSP afirma ter iniciado, em agosto deste ano, o processo de instalação dos totens de videomonitoramento e apresentado o plano de instalação, mas a secretaria diz que não obteve retorno do executivo municipal.
Cada totem de monitoramento conta com três ou quatro câmeras que, juntas, possibilitam uma cobertura de 360 graus durante 24 horas por dia e sete dias por semana, além de um botão em caso de alguma ocorrência. O equipamento tem a finalidade de ajudar a reduzir a criminalidade.
Caso seja autorizada a implementação, segundo o planejamento, há previsão para outros dispositivos nas proximidades da Praça Multieventos, na orla; do Maceió Shopping, em Mangabeiras; do Shopping Pátio Maceió, no Cidade Universitária; do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas; do Calçadão do Comércio, no Centro; da Escola Sesi, no Benedito Bentes; e das feirinhas do Tabuleiro do Martins e do Jacintinho.