JHC considera mudar de partido para ampliar alianças e destravar nomeação ao STJ

24/01/2025 19:18 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



O prefeito de Maceió, JHC, está avaliando uma possível saída do PL, partido ligado à base bolsonarista, para migrar ao PSD, liderado por Gilberto Kassab. Essa movimentação tem como objetivo principal reforçar sua aliança com o presidente Lula e garantir a nomeação de sua tia, a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com informações publicadas pela jornalista Malu Gaspar, no jornal O Globo desta sexta-feira (24), Lula enxerga essa troca como uma oportunidade estratégica para fortalecer sua base aliada e atrair lideranças regionais. A mudança também ajudaria a destravar a indicação de Maria Marluce, atualmente na lista tríplice para uma vaga destinada ao Ministério Público no STJ. Contudo, sua proximidade com JHC, que tem histórico de ligação com o bolsonarismo, encontra resistências no Planalto.

Nos bastidores, comenta-se que JHC está articulando o movimento com discrição para garantir avanços tanto na esfera política quanto na questão familiar, uma vez que considera sua tia como uma figura materna. Contudo, lideranças partidárias ponderam que, mesmo com a possível indicação ao STJ, a permanência do prefeito no PSD não é assegurada.

A troca para o PSD é vista como preferência por Lula, já que o partido possui divisões internas e ainda não garantiu alinhamento pleno ao governo. Apesar disso, outra alternativa seria o PSB, embora encontre resistências significativas, como a oposição de Paula Dantas, presidente estadual da sigla e filha do governador Paulo Dantas (MDB), aliado do senador Renan Calheiros, adversário político de JHC.

Anteriormente, JHC conduziu a filiação de grande parte dos vereadores de Maceió ao PL, mas a possível mudança de partido evidencia sua busca por maior projeção e apoio político. A articulação sinaliza um reposicionamento estratégico, com o objetivo de consolidar alianças e viabilizar a nomeação de sua tia ao STJ, uma meta que parece estar no centro de suas prioridades políticas no momento.