JHC autoriza requalificação do Porto e garante transformação da orla de Maceió

16/03/2024 08:40 | Texto de:


Prefeito de Maceió, JHC | Foto de: Reprodução



Nesta sexta-feira (15), o prefeito Maceió JHC, em parceria com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a autorização para a requalificação do Porto de Maceió. Essa iniciativa visa transformar a região em um novo ponto turístico, unindo sol, mar e cultura em um circuito histórico, além de impulsionar a circulação de passageiros dos navios de cruzeiro. No último ano, quase 85 mil passageiros de cruzeiros circularam pelo local, e nos primeiros meses deste ano, esse número já ultrapassou os 50 mil.

Para viabilizar esse projeto, foi necessária a cessão do Porto para a Prefeitura de Maceió. Durante a cerimônia, o prefeito JHC enfatizou que a requalificação tornará a região um cartão postal para turistas e maceioenses, promovendo novos empreendimentos na economia criativa e inaugurando uma nova era para a área do Jaraguá.

"Esse será um equipamento público destinado à nossa cidade sob uma nova perspectiva, reunindo o passado, presente e futuro de Maceió", afirmou.

JHC ressaltou a importância do investimento para o setor turístico, destacando que a indústria do turismo gera milhares de empregos para Maceió e para o estado de Alagoas. "Esse é mais um passo para frente, trazendo bem-estar, qualidade de vida e infraestrutura adequada para quem vive aqui e para quem nos visita", afirmou o prefeito.

O investimento na obra será de mais de R$ 8,2 milhões, provenientes dos recursos próprios da Prefeitura de Maceió. A requalificação incluirá a construção de calçadão, ciclovia, equipamentos de ginástica, deck para paisagismo, mobiliário de playground em madeira, pista de cooper e vegetação gramíneas e arbóreas de médio e grande porte, em uma área total de 24.701,33m².

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a conquista da autonomia pelo Porto de Maceió até o final deste ano será fundamental para o desenvolvimento do estado de Alagoas, possibilitando o escoamento da produção e a atração de novos investimentos.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que ressaltou a importância de atrair visitantes para o desenvolvimento da região. Também estiveram presentes o senador Rodrigo Cunha, os deputados federais Fábio Costa e Marx Beltrão, a deputada estadual Fátima Canuto, e os vereadores Galba Netto, Siderlane Mendonça, Brivaldo Marques, Zerisson, João Catunda, Chico Filho e Fábio Rogério.

Maceió, destino mais procurado do Brasil segundo grandes plataformas de turismo, como Decolar e CVC Viagens, espera receber cerca de 1,5 milhão de visitantes durante a alta temporada, entre novembro e março, com um gasto médio diário de R$ 2.100, contribuindo significativamente para a economia local.