'Intransitável': Lagoa de Jequiá transborda e deixa ruas da cidade alagadas

09/05/2024 10:34 | Texto de:


Ruas alagadas | Foto de: Reprodução



A cidade de Jequiá da Praia, localizada no Litoral Sul de Alagoas, encontra-se sob impacto de fortes chuvas que assolam a região nos últimos dias. O aumento no volume de precipitação resultou no transbordamento da Lagoa de Jequiá, mergulhando a cidade em uma situação de emergência declarada pela Prefeitura Municipal.

Segundo informações fornecidas pela Defesa Civil, o número de afetados pelas condições climáticas extremas já alcançou a marca de 89 pessoas até o último boletim divulgado na terça-feira (7). Embora a intensidade das chuvas tenha diminuído ao longo da quarta-feira (8), o acúmulo de água resultou no transbordamento da lagoa, inundando diversas ruas da cidade.

Um vídeo divulgado pela Defesa Civil de Alagoas, registrado na madrugada desta quinta-feira (9), ilustra a gravidade da situação, mostrando a água ultrapassando o nível de algumas calçadas e tornando áreas residenciais intransitáveis. Moradores relatam a dificuldade de locomoção e os desafios enfrentados diante da inundação.

O prefeito Felipe Jatobá emitiu um decreto de situação de emergência na terça-feira (7), em resposta aos transtornos provocados pelas intensas chuvas. O documento menciona os impactos das precipitações, incluindo alagamentos de ruas, residências, prédios públicos e privados, assim como deslizamentos de terra e erosões em vias urbanas e estradas vicinais.

A Defesa Civil relatou que 12 pessoas ficaram desabrigadas e outras 32 desalojadas no município em decorrência das adversidades climáticas.