Influenciador envolvido em fraude de R$ 45 milhões com smartphones é alvo da PF

01/10/2024 11:19 | Texto de:


Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução



Nesta terça-feira, 1º de outubro, a Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou a operação iFraud, com o objetivo de combater a importação e o comércio ilegal de smartphones no Brasil. Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em diversos locais, incluindo Maceió, Alagoas, e várias cidades de São Paulo.

A investigação teve início após a Receita Federal identificar um influenciador digital, com mais de 600 mil seguidores, que divulgava métodos para a importação de produtos sem o pagamento de tributos. Além de compartilhar essas práticas ilícitas em suas redes sociais, o influenciador era diretamente envolvido na venda de smartphones importados de forma fraudulenta. A operação revelou que ele contava com uma rede de apoio para importar e distribuir os aparelhos de maneira ilegal.

Os mandados foram cumpridos em Maceió, Guarulhos (SP), Barueri (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Itu (SP) e Arujá (SP). Durante a ação, a Receita Federal interceptou remessas de celulares que não possuíam documentação adequada, como notas fiscais, o que indicou a origem ilícita dos produtos.

A empresa vinculada ao esquema teve uma movimentação financeira de R$ 45 milhões em 2023 e, somente nos três primeiros meses de 2024, já comercializou mais de 3 mil smartphones sem qualquer registro fiscal.

Os mandados visam apreender mais provas dos crimes de fraude, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, além de identificar outros possíveis envolvidos no esquema. A operação segue em andamento, com foco em desarticular a rede criminosa e responsabilizar os envolvidos.