Inauguração de complexo de biocombustíveis em Alagoas coloca Brasil na vanguarda da sustentabilidade, destaca Renan Filho

27/01/2025 18:59 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



A busca por soluções mais sustentáveis no setor de transportes ganhou um novo impulso no Brasil nesta segunda-feira (27), com a inauguração do Complexo de Biorrefinarias Integradas de Biocombustíveis Sustentáveis Avançados, em São Miguel dos Campos, Alagoas. O evento contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Geraldo Alckmin destacou a importância do complexo para o Brasil, especialmente no contexto da sustentabilidade. Ele ressaltou a urgência de reduzir a emissão de carbono, tanto para o presente quanto para as futuras gerações, e destacou o programa "Mobilidade Verde e Inovação (Mover)", lançado em 2023, que visa aumentar as exigências de sustentabilidade na frota automotiva e estimular o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística.

Renan Filho, por sua vez, enfatizou a relevância do projeto para a transição energética do país e o impacto direto no setor de transportes. Ele lembrou que a descarbonização é uma prioridade do Ministério dos Transportes, e exemplificou ações como os "corredores azuis", que têm como objetivo abastecer caminhões de carga com gás natural liquefeito, reduzindo em até 30% as emissões de carbono. “O futuro do Brasil passa pela redução das emissões de carbono, e iniciativas como essas são fundamentais para posicionar o país como referência global em energia sustentável”, afirmou Renan.

Além dos aspectos ambientais, o ministro destacou a importância econômica do complexo. "Este projeto não só contribui para a sustentabilidade, mas também traz um enorme impacto econômico. Ele dará a Alagoas um diferencial competitivo, com energia de baixo custo, segurança no abastecimento e inovação tecnológica, além de gerar emprego e renda para a população", concluiu.

O lançamento do complexo se dá em um momento estratégico para o Brasil, que busca reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, especialmente no setor de transportes terrestres, um dos maiores responsáveis pelas emissões globais de CO?. "Estamos mostrando que é possível crescer de maneira sustentável, reduzindo emissões e promovendo o desenvolvimento regional", destacou Renan Filho.

O país já demonstra vocação para a sustentabilidade. Em 2023, segundo o Balanço Energético Nacional (BEN) de 2024, 22,5% da energia utilizada no setor de transportes no Brasil veio de fontes renováveis, como etanol e biodiesel. O Ministério dos Transportes segue investindo em alternativas eficientes e menos poluentes, como o sistema de livre passagem (free flow) nas rodovias federais e a implementação de uma norma que determina que 1% da receita bruta das concessões rodoviárias seja destinado à infraestrutura sustentável.

Projetos como o Complexo de Biorrefinarias de Alagoas posicionam o Brasil como líder na transição para uma economia de baixo carbono, gerando empregos, atraindo investimentos e promovendo o desenvolvimento regional. Além disso, reforçam o papel do país no combate às mudanças climáticas, por meio da inovação e da busca pela sustentabilidade.