Impedimento na Retirada de Ônibus em Acidente Fatal na Serra da Barriga Completa Mais de 45 Dias
10/01/2025 21:21 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

Passados mais de 45 dias do trágico acidente que matou 20 pessoas na Serra da Barriga, em União dos Palmares, o ônibus envolvido ainda permanece no local da tragédia, à beira de uma ribanceira de mais de 400 metros. A retirada do veículo está sendo dificultada por um impasse entre a Polícia Civil e a Prefeitura da cidade, o que tem atrasado a conclusão das investigações.
O delegado responsável pela investigação, Guilherme Iusten, informou que a Polícia Civil notificou recentemente a Prefeitura de União dos Palmares, solicitando o pagamento de uma empresa para remover o ônibus do local. No entanto, a Prefeitura afirmou não ter recursos orçamentários para realizar o pagamento, além de não contar com técnicos especializados para a remoção do veículo.
Em nota oficial, a Prefeitura sugeriu que a responsabilidade pela remoção fosse transferida para a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, argumentando que o ônibus é um objeto de investigação e sua retirada poderia comprometer a imparcialidade do processo. A nota também destaca a falta de dotação orçamentária para custear o serviço.
“A Prefeitura oficiou à Polícia Civil, informando a ausência de recursos e técnicos para a remoção do ônibus, recomendando à Secretaria de Segurança Pública que assuma a responsabilidade pela operação, já que o veículo é parte de uma investigação em curso”, diz a nota.
A retirada do ônibus é essencial para que a perícia possa ser realizada de forma adequada. Somente após a remoção do veículo será possível investigar as causas que levaram o ônibus a perder o controle e cair da ribanceira. Segundo a Polícia Científica, a posição instável do ônibus dificulta a realização da perícia interna, pois há risco de um novo acidente no local.
A Polícia Civil ressaltou que a conclusão da perícia é fundamental para o encerramento do inquérito policial, já que a falha mecânica do veículo é uma das principais hipóteses para o acidente.
Enquanto o impasse não é resolvido, a população local aguarda ansiosamente por respostas e a conclusão das investigações sobre o trágico acidente.