Hospital de Cajueiro registra superlotação devido a casos de diarreia; Secretaria de Saúde investiga surto

24/01/2025 15:11 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



O Hospital de Cajueiro, localizado no município de Cajueiro, registrou um aumento significativo no número de atendimentos nas últimas 24 horas, com pacientes de diversas faixas etárias apresentando sintomas de diarreia, vômito e febre. A superlotação da unidade foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que emitiu um comunicado oficial nesta quinta-feira (23).

De acordo com a prefeitura, todos os pacientes que procuraram atendimento foram devidamente medicados e monitorados. A gestão de saúde local informou que, como medida preventiva, amostras de água e fezes foram coletadas para análise no Laboratório Central de Alagoas (Lacen), com o intuito de identificar a possível origem dos casos. Testes para detectar COVID-19 também foram realizados nos pacientes, mas até o momento, nenhum resultado positivo foi encontrado.

A Secretaria de Saúde de Cajueiro informou ainda que todos os pacientes estão sendo acompanhados pela equipe de Vigilância em Saúde e que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade foram orientadas a intensificar o monitoramento dos casos e a reforçar a orientação sobre cuidados preventivos.

As autoridades de saúde locais alertaram a população sobre a importância de adotar medidas simples, como lavar as mãos regularmente, consumir água tratada e armazenada em recipientes limpos, além de manter o aleitamento materno para fortalecer a imunidade das crianças. Também foi enfatizado o cuidado no descarte de lixo, com o objetivo de evitar a proliferação de doenças.

O surto de diarreia está sendo investigado, e as autoridades aguardam os resultados dos exames para determinar se há alguma relação com a qualidade da água ou outro fator ambiental. A população continua sendo orientada a procurar atendimento médico caso apresente sintomas semelhantes.