Homem tenta enganar policiais com nome falso, mas biometria revela foragido da Justiça

16/12/2024 19:21 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



Na última sexta-feira (13), um homem foragido da Justiça foi preso em Maceió após tentar enganar policiais militares fornecendo o nome do irmão durante uma abordagem no bairro do Bom Parto. A tentativa foi frustrada quando a biometria revelou sua verdadeira identidade e um mandado de prisão em aberto por homicídio.

A ação começou após uma guarnição da Rotam receber uma denúncia de tráfico de drogas na região. Ao abordar o suspeito, ele afirmou ter perdido os documentos e forneceu diversos nomes antes de se identificar como Diogo da Conceição. Diante das inconsistências, os policiais o encaminharam para a Central de Flagrantes da Polícia Civil para verificação.

No Núcleo de Identificação Criminal, uma pesquisa biométrica no sistema do Instituto de Identificação de Alagoas revelou que o homem era, na verdade, Diego da Conceição, que estava se passando pelo irmão. Overlack Moura, responsável pelo núcleo, explicou que a confusão nos nomes — que diferem por apenas uma vogal — fazia parte da tentativa de enganar as autoridades.

“Com a identidade corrigida, foi confirmado que Diego possuía um mandado de prisão em aberto, expedido pela 16ª Vara Criminal da Capital, relacionado a uma condenação definitiva por homicídio”, detalhou Moura.

O homem foi detido e, após passar por audiência de custódia, foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça. O caso exemplifica a importância do uso de tecnologias biométricas no combate à criminalidade e na identificação de foragidos.