Governo de Alagoas lança edital de mil bolsas de iniciação científica para estudantes da rede pública

19/09/2024 16:12 | Texto de:


Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução



Nesta quinta-feira (19), o Governo de Alagoas anunciou o novo edital do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (Pibic) para estudantes do Ensino Médio. O lançamento, ocorrido no Centro de Inovação em Jaraguá, faz parte do programa Mais Ciência, Mais Futuro, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

Serão investidos R$ 6 milhões, engajando mil estudantes em 100 projetos orientados por professores ao longo de 12 meses. O edital abrange a participação de 700 alunos da rede pública estadual e 300 do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com cada projeto recebendo 10 bolsistas financiados pelo governo estadual. A seleção será conduzida pela Fapeal, com os estudantes indicados pelas escolas.

Representando o governador Paulo Dantas, o secretário de Estado de Governo, Vítor Pereira, destacou a relevância do programa para o desenvolvimento científico. "Tivemos o melhor resultado do IDEB dos últimos anos, e Alagoas foi o segundo estado que mais cresceu na educação em 2023. Isso se deve aos nossos programas de iniciação científica", afirmou Pereira.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, também ressaltou o compromisso do governo em priorizar ciência e tecnologia. "Essa gestão tem ampliado os investimentos e gerado muitas oportunidades para o segmento", disse Bulhões, enquanto Fábio Guedes, presidente da Fapeal, mencionou que o edital expande o programa iniciado em 2023, com mil novas bolsas somadas ao ciclo anterior.

Estudantes do Colégio Moreira e Silva, como Nicole Alves e Ingrid Lopes, expressaram entusiasmo pela iniciativa. Nicole destacou a importância das novas tecnologias no programa, enquanto Ingrid frisou a oportunidade única oferecida para alunos da rede pública, que muitas vezes não possuem recursos para participar de projetos desse porte.

O novo edital eleva o investimento total do programa Mais Ciência, Mais Futuro para R$ 61,5 milhões em 17 meses de execução, com novos editais voltados ao empreendedorismo previstos para os próximos meses.