Governo de Alagoas e Conab Distribuem 157 Toneladas de Leite em Pó para 96 Municípios
29/03/2025 21:55 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

A parceria entre o Governo de Alagoas e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) resultou na entrega de 157 toneladas de leite em pó para 96 municípios do estado. A doação é uma ação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social, com foco nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os alimentos são destinados, principalmente, a famílias cadastradas no Cadastro Único, com prioridade para aquelas com crianças de 0 a 6 anos. O critério para a distribuição foi baseado no percentual de famílias com renda per capita de até R$ 218, conforme dados de junho de 2024, extraídos do Cadastro Único. Cada criança beneficiada receberá 1 kg de leite em pó.
Na última semana, a Secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, acompanhou a distribuição das primeiras 7 toneladas de leite em pó, em municípios como Joaquim Gomes, Ibateguara, São José da Laje e Santana do Mundaú. Durante a ação, a secretária reforçou a importância da correta distribuição do alimento e da utilização adequada para atender as famílias que mais precisam.
A iniciativa faz parte do programa Brasil Sem Fome, que busca aliviar a insegurança alimentar e a vulnerabilidade social de milhares de alagoanos. A responsabilidade pela organização e coordenação da distribuição no estado é do Governo de Alagoas, que também deve garantir o cumprimento das normas estabelecidas, além de prestar contas aos beneficiários e assegurar que os recursos cheguem às famílias de maneira eficiente.
A entrega dos alimentos segue os critérios da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), conforme a Nota Técnica nº 01/2024, publicada no Diário Oficial de Alagoas, em 23 de agosto de 2024. Nesta fase inicial da distribuição, além dos municípios já mencionados, a doação inclui cidades como Cajueiro, Viçosa, Atalaia, Quebrangulo e muitos outros, com a meta de beneficiar centenas de famílias alagoanas em situação de insegurança alimentar.