Governo de Alagoas anuncia medidas para garantir segurança no acesso à Serra da Barriga
26/11/2024 09:47 | Texto de:

Johny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

Após o grave acidente ocorrido na via de acesso à Serra da Barriga, o Governo de Alagoas anunciou uma série de medidas para reforçar a segurança na região. O governador Paulo Dantas determinou que a Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em parceria com a Prefeitura de União dos Palmares, realizem uma nova avaliação técnica da estrada e elaborem um projeto para mitigar os riscos e prevenir futuros acidentes.
Em visita às vítimas nesta segunda-feira (25), Paulo Dantas reforçou o compromisso do governo estadual em agir de forma célere e integrada com o município. “O Governo de Alagoas, trabalhando em conjunto com a Prefeitura de União dos Palmares, agiu rapidamente para evitarmos mais mortes e salvarmos mais vidas. Quero parabenizar a todos os profissionais de saúde que vêm se dedicando para restabelecer a saúde de todas as vítimas e daqueles que ainda estão internados”, declarou o governador.
Dantas ressaltou a importância de embasamento técnico para garantir a eficácia das intervenções. Engenheiros e especialistas da Setrand e do DER, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, irão desenvolver um projeto específico para a área. O objetivo é assegurar maior segurança para os moradores e turistas que visitam a Serra da Barriga, um patrimônio mundial reconhecido pela sua importância cultural e histórica.
“É mais prudente, eficiente e eficaz promovermos uma reunião com os engenheiros da Setrand e do DER, que são técnicos experientes, para que eles elaborem um projeto adequado. Dessa forma, garantiremos mais segurança para a população que deseja visitar a Serra, que é patrimônio mundial e recebe pessoas de todo o mundo”, afirmou Dantas.
O prefeito eleito de União dos Palmares, Júnior Menezes, que assumirá o cargo em janeiro, também se comprometeu a buscar melhorias na infraestrutura da região. Menezes destacou que já está repensando estratégias para aprimorar o acesso à Serra da Barriga e garantiu que o município será parceiro no planejamento e execução das ações propostas.
“Iremos repensar, já a partir de hoje, toda a estrutura para quem vai subir a Serra da Barriga no próximo ano. Vou me reunir com a Fundação Palmares e com todos os envolvidos, para que possamos evitar qualquer tragédia como a que vimos recentemente”, disse o futuro gestor.
A Serra da Barriga, além de ser um destino turístico e cultural de relevância mundial, também é um marco histórico para o estado de Alagoas. As medidas anunciadas refletem a preocupação em preservar esse patrimônio enquanto se prioriza a segurança dos visitantes.
Com o esforço conjunto entre governo estadual, município e entidades envolvidas, a expectativa é de que a via receba melhorias significativas em sua infraestrutura já no próximo ano, garantindo um acesso mais seguro e confortável para todos.