Governo de Alagoas anuncia concurso com 127 vagas para professores na Uneal

03/01/2025 21:21 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



 O governador Paulo Dantas anunciou, nesta quinta-feira (3), a autorização para a realização de um concurso público com 127 vagas para o cargo de professor na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O anúncio foi feito durante cerimônia no Palácio dos Palmares, com a presença do vice-reitor Anderson Barros e representantes do corpo docente e técnico-administrativo da instituição. Destas vagas, nove serão destinadas a professores de dedicação exclusiva.

Durante o evento, o governador também aproveitou para assinar um projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) com o objetivo de criar dois novos cargos administrativos na Uneal, visando possibilitar a realização de concurso público para estas funções. "Estou enviando ao Legislativo um projeto para reestruturar a carreira administrativa da Uneal. Com isso, poderemos também realizar concursos nesta área, fortalecendo ainda mais a universidade", explicou Paulo Dantas.

O concurso para o cargo de professor, de acordo com o governador, é uma das ações do governo no âmbito dos investimentos em educação. "Esses investimentos têm gerado grandes avanços em diversas etapas da educação em Alagoas, desde a primeira infância até o ensino superior. Através de programas como o Cartão Escola 10 e bonificações para os professores, temos elevado o nível da educação no estado, o que reflete diretamente na valorização dos nossos profissionais", destacou.

Anderson Barros, vice-reitor da Uneal, enfatizou que este concurso representa o maior já realizado na história da universidade. Ele afirmou que as 127 vagas representam 50% do atual quadro de professores da instituição e afirmou que este certame trará um impacto significativo na qualidade do ensino superior em Alagoas. "Ao longo de 54 anos de história da Uneal, e nesses últimos dez anos em que estou na universidade, o concurso para professores será um marco. Ele ajudará a resolver a carência de docentes, que já era um problema há mais de uma década", comentou Barros.

Além disso, o vice-reitor ressaltou os investimentos contínuos do governo estadual em infraestrutura, que têm melhorado consideravelmente a estrutura da Uneal. "Nos últimos dois anos, a universidade tem recebido recursos para expandir e modernizar seus campi. Com a construção dos novos campi em São Miguel dos Campos e a ampliação das unidades em Arapiraca e Palmeira dos Índios, o governo estadual praticamente zerou as demandas de infraestrutura. Hoje, nossos campi oferecem salas climatizadas e mobiliário novo, igualando-se às melhores universidades particulares", concluiu Anderson Barros.

Com esse concurso, o governo de Alagoas reforça seu compromisso com o fortalecimento da educação superior e o desenvolvimento de recursos humanos para atender às crescentes necessidades da sociedade alagoana.