Governador Paulo Dantas e ministro Renan Filho autorizam duplicação da BR-424 e dão início ao Arco Metropolitano
17/10/2024 15:40 | Texto de:
Escrito por: Johny Lucena|UP | Foto de: Reprodução
Nesta quinta-feira (17), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinaram a autorização para a duplicação da BR-424, uma obra de grande importância para a infraestrutura rodoviária da região metropolitana de Maceió. Com um investimento total de R$ 252,7 milhões e uma extensão de 44 km, a duplicação faz parte do Arco Metropolitano de Maceió, que visa melhorar as condições de tráfego e escoamento de produção na área.
A solenidade de assinatura ocorreu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo secretários de Estado, deputados e prefeitos. Durante o evento, Paulo Dantas expressou sua gratidão ao presidente Lula pelo cumprimento dos compromissos firmados com Alagoas, destacando as três obras prioritárias para o estado: o Canal do Sertão, o Hospital Metropolitano de Arapiraca e o Arco Metropolitano de Maceió.
“Hoje nós vamos ter a alegria de iniciar esse projeto arrojado, inovador. Essa obra vai melhorar a trafegabilidade, o escoamento da produção e fortalecer a atividade industrial no Polo de Marechal Deodoro”, ressaltou Dantas.
O Arco Metropolitano de Maceió é uma das iniciativas incluídas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) do Governo Federal. O ministro Renan Filho destacou que a duplicação da BR-424 facilitará o trânsito na região, conectando a AL-101 Sul, nas proximidades do Condomínio Laguna, até a BR-316, nas imediações da Chã do Pilar. Ele afirmou que essa melhoria será vital para o desenvolvimento industrial do Polo de Marechal Deodoro e do Pilar, além de beneficiar todo o estado.
“A obra deve ser concluída em 2026 e inclui a construção de três viadutos: um no entroncamento com a AL-101 Sul, outro para o Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, e um terceiro no trevo com a BR-316, no Pilar, além da duplicação da ponte sobre o Riacho dos Remédios”, detalhou Renan Filho.
Durante a cerimônia, o ministro parabenizou o governador Paulo Dantas pelas várias obras que têm sido realizadas em Alagoas, que ele acredita estarem mudando a realidade econômica e social do estado. Ele citou a duplicação da AL-220 para Delmiro Gouveia, a duplicação de Arapiraca a Palmeira dos Índios e o Aeroporto de Maragogi como exemplos de investimentos significativos.
Cláudio Filho, o “Cacau”, prefeito de Marechal Deodoro, também comentou sobre a importância das ações do governo. “Quero parabenizar o governador Paulo Dantas por esse grande trabalho que vem fazendo à frente do Governo de Alagoas, trazendo obras estruturantes e aproximando o Governo do Estado dos municípios, o que tem trazido um grande retorno para o povo de Alagoas”, afirmou.