Governador nomeia prima para cargo estratégico na Seduc após disputa interna entre Rafael Brito e Marcius Beltrão

09/05/2024 15:00 | Texto de:


Paulo Dantas | Foto de: Reprodução



O governador Paulo Dantas (MDB) nomeou sua prima, Samara Suruagy do Amaral Barros Pacheco, para um cargo importante na Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Ela será a nova secretária executiva de Administração, posição que dá acesso a contratos e licitações, além de outras áreas cruciais para o funcionamento da Seduc.

A nomeação aconteceu oito dias após a saída do ex-secretário Marcius Beltrão, que deixou o cargo após um conflito com o ex-secretário e deputado federal Rafael Brito (MDB).

Samara Suruagy é filha da procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy, que é tia do governador. Assim, além da proximidade familiar, sua nova posição tem relevância estratégica. Sua nomeação gerou discussões nos bastidores. Algumas pessoas acreditam que o governador quer monitorar a influência de Rafael Brito na Seduc, mesmo com a atual secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, sendo alguém em quem ele confia.

Apesar dessas questões políticas, Samara Suruagy é elogiada por colegas de trabalho pela sua competência e dedicação. Ela ocupa o cargo desde outubro de 2023 e, até agora, tem desempenhado bem suas funções.

A escolha de um parente para um cargo tão relevante na administração pública pode suscitar dúvidas sobre nepotismo ou conflito de interesse. Contudo, o governo defende a nomeação, dizendo que Samara foi escolhida por sua competência e confiança.