Golpes Utilizando o Nome do Detran de Alagoas Preocupam Cidadãos
18/03/2025 13:39 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) emitiu um alerta sobre golpes que têm circulado com o uso indevido de seu nome. Em tempos de tentativas de fraudes cada vez mais sofisticadas, o órgão estadual fez questão de esclarecer que não realiza qualquer tipo de contato com os usuários por meio de mensagens de texto, e-mails ou ligações telefônicas.
De acordo com o Detran, as notificações sobre processos administrativos, como a instauração de processos de trânsito, são sempre encaminhadas pelos Correios ou publicadas no Diário Oficial do Estado, caso não seja possível a entrega direta ao condutor. A orientação do órgão é clara: não se deve confiar em mensagens ou links recebidos por esses meios, que geralmente têm o intuito de aplicar fraudes financeiras.
Nos últimos dias, os alagoanos têm sido vítimas de uma série de tentativas de golpes, com os criminosos explorando o nome do Detran para enganar os cidadãos. Entre os golpes mais recorrentes, destacam-se os e-mails e mensagens de texto fraudulentos que afirmam que o usuário tem pendências relacionadas ao trânsito ou até mesmo que seu processo de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está em andamento. Para obter mais informações sobre o procedimento, os golpistas pedem para que o cidadão clique em um link enviado no SMS ou e-mail, levando-o a páginas falsas.
Em uma outra tentativa de engano, os criminosos criaram sites fraudulentos oferecendo leilões de veículos inexistentes e promovendo falsos sorteios de motocicletas, utilizando indevidamente o nome do Detran Alagoas para dar credibilidade às suas ações. Para evitar cair nesses golpes, a recomendação é que os usuários acessem apenas o site oficial do Detran-AL, que pode ser encontrado em www.detran.al.gov.br, ou procurem atendimento pessoal em qualquer uma das unidades do órgão.
Diante desse cenário, é essencial que os cidadãos estejam atentos e desconfiem de qualquer mensagem ou comunicação não solicitada que envolva o Detran, especialmente quando há a solicitação de cliques em links ou informações pessoais. A orientação do Detran é que, em caso de dúvida, o cidadão sempre busque verificar a veracidade das informações diretamente com o órgão.