Francelino Amaro é condenado por caluniar ex-prefeito de União dos Palmares
21/01/2025 14:18 | Texto de:

Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução

O juiz Lisandro Suassuna de Oliveira, da 3ª Vara Criminal de União dos Palmares, condenou Francelino Amaro por crime de calúnia contra o ex-prefeito Areski Damara de Omena Freitas Júnior, conhecido como Kil. A decisão, proferida no dia 16 de janeiro de 2025, condenou Francelino a três anos e seis meses de detenção, além do pagamento de multa e indenização por danos morais.
A condenação se deu após Francelino ter publicado um vídeo em suas redes sociais, em julho de 2023, no qual acusava falsamente o ex-prefeito de desviar verbas públicas e de ter sido preso por roubo. As acusações, feitas em um contexto de pré-campanha eleitoral, visavam prejudicar a imagem de Areski.
A Justiça entendeu que as declarações de Francelino eram falsas e difamatórias, causando danos à honra e à reputação do ex-prefeito. A ampla divulgação do vídeo nas redes sociais agravou a situação, uma vez que as acusações alcançaram um grande número de pessoas.
A defesa de Francelino alegou que as informações divulgadas no vídeo eram baseadas em notícias falsas, mas a Justiça não acolheu essa argumentação, uma vez que não foram apresentadas provas concretas para corroborar as acusações.
A pena de detenção foi substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de prestação pecuniária. Além disso, Francelino terá que pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil. A decisão também determina a inclusão do nome de Francelino no rol de culpados e a comunicação da condenação ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, o que pode gerar consequências para o exercício de seus direitos políticos.