Força-tarefa retira mais de 200 toneladas de lixo das ruas após temporal em Maceió

06/02/2025 14:07 | Texto de:


Escrito por Redação/ UP | Foto de: Reprodução



A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) intensificou suas operações na última quarta-feira (6) para minimizar os impactos das fortes chuvas que atingiram Maceió. Com o reforço das equipes, mais de 200 toneladas de resíduos foram removidas, especialmente na foz do Riacho Salgadinho e na Lagoa Mundaú, áreas críticas afetadas pelo acúmulo de lixo carregado pelas águas pluviais.  



Entre os materiais recolhidos estavam recicláveis, resíduos domiciliares e objetos de grande porte, como sofás, geladeiras e pneus, descartados irregularmente nas vias da cidade. Segundo a Alurb, muitos desses itens poderiam ter sido entregues gratuitamente nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para recicláveis ou nos Ecopontos, estruturas disponibilizadas pela Prefeitura para destinação correta de resíduos volumosos. No caso dos pneus, o descarte deve ser feito diretamente em borracharias.  



O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destacou que o descarte irregular é um dos principais responsáveis pelos transtornos durante o período chuvoso. "O acúmulo de resíduos obstrui canais, galerias e bueiros, comprometendo o escoamento da água da chuva e resultando em alagamentos. Mesmo com o trabalho contínuo do poder público, é essencial que a população colabore e dê a destinação correta aos materiais descartados", afirmou.  



Além de evitar danos ambientais e urbanos, a remoção dos resíduos ajuda a proteger os biomas marinho e lagunar, reduzindo os impactos negativos da poluição na fauna e flora locais.