Fiscalização interdita comércios irregulares na Ponta da Terra por risco à saúde pública

11/02/2025 13:58 | Texto de:


Escrito por Arthur Vieira/ UP | Foto de: Reprodução



Três estabelecimentos clandestinos foram interditados na manhã desta terça-feira (11) no bairro Ponta da Terra, em Maceió, após uma fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa). Durante a inspeção, foram constatadas diversas irregularidades sanitárias, incluindo armazenamento inadequado de alimentos e condições precárias de higiene.  


Segundo Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, os locais interditados produziam e guardavam insumos de maneira irregular, colocando em risco a saúde dos consumidores. Além disso, os fiscais consideraram as instalações insalubres. "Os comerciantes armazenavam carrinhos para ambulantes e vendiam alimentos perecíveis, como milho, pastéis e cana-de-açúcar, sem as condições adequadas de conservação", explicou.  


A equipe de fiscalização relatou que os espaços apresentavam restos de alimentos espalhados, entulhos de madeira e até esgoto a céu aberto, favorecendo a proliferação de pragas como insetos e roedores. Além disso, os produtos que seriam comercializados na orla marítima estavam armazenados em temperatura ambiente, sem refrigeração, aumentando os riscos de contaminação.  


Os proprietários dos estabelecimentos têm um prazo de até 30 dias para regularizar a situação e solicitar a desinterdição. Caso não cumpram as exigências sanitárias, poderão sofrer penalidades que incluem multa, variando de R$ 180 a R$ 38 mil.