Fernanda Torres faz história no tapete vermelho de Hollywood e destaca o Brasil no Oscar 2025
03/03/2025 09:45 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

Neste domingo (2/3), ao pisar no tapete vermelho na calçada da Hollywood Boulevard, em Los Angeles, a atriz Fernanda Torres sabia que estava fazendo história. Mesmo sem conquistar o Oscar de Melhor Atriz, prêmio entregue a Mikey Madison por sua atuação em Anora, Torres celebrou uma temporada de premiações que colocou o Brasil em evidência como poucas vezes na história do cinema mundial.
A atriz foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz por sua performance em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Embora o prêmio de Melhor Filme Internacional tenha ido para o aclamado Ainda Estou Aqui, a vitória de Melhor Filme Internacional para o filme brasileiro, um marco inédito, já foi uma grande conquista para o cinema nacional.
Fernanda Torres repetiu a história de sua mãe, Fernanda Montenegro, que, em 1999, foi a primeira atriz brasileira e latino-americana indicada ao Oscar, por sua performance em Central do Brasil. Na ocasião, Montenegro perdeu o prêmio para Gwyneth Paltrow, de Shakespeare Apaixonado.
Apesar de não ter levado o Oscar para casa, o saldo para Fernanda Torres, aos 59 anos, é extremamente positivo. Ela se consolidou como uma das atrizes mais influentes e respeitadas de sua geração, colocando o Brasil em destaque na indústria do audiovisual global.
"Eu não meço a vida em termos de ganhar ou perder", afirmou Torres, antes da cerimônia, em entrevista ao programa Weekend da BBC. Para a atriz carioca, o reconhecimento do trabalho e o impacto de sua atuação já são vitórias consideráveis.