Família acusa HRM de negligência médica após criança morrer com suspeita de dengue
29/05/2024 10:56 | Texto de:
Nickollas | Foto de: Reprodução
A morte de Nickollas Thyrone Alves Bezerra, de apenas 7 anos, no Hospital Regional da Mata (HRM), na tarde desta terça-feira (28), após dar entrada na unidade com suspeita de dengue na última quinta-feira (23), gerou comoção e revolta entre populares da região.
Familiares da criança denunciam negligência médica por parte da equipe do hospital, alegando que o menino não recebeu o atendimento adequado e que medidas para conter o agravamento de seu quadro não foram tomadas a tempo.
Nickollas deu entrada no HRM na última quinta-feira (23) com quadro de saúde debilitado, apresentando sintomas como inchaço, vermelhidão, manchas na pele e febre alta. Segundo familiares, a médica que o atendeu na ocasião diagnosticou apenas uma suspeita de dengue e o medicou, orientando-o a retornar para casa para repouso e hidratação.
No entanto, o estado de saúde de Nickollas piorou consideravelmente na sexta-feira (24). No sábado (25), devido à gravidade do quadro, a criança foi levada para um posto de saúde no bairro Alto do Cruzeiro e, em seguida, encaminhada ao HRM em estado grave.
Após a internação na ala azul do hospital, exames realizados revelaram comprometimento dos rins e do fígado de Nickollas. Familiares relatam que, apesar das queixas da criança de dores no abdomem e em uma das pernas, nenhum outro exame foi realizado além do hemograma e do exame de urina.
No domingo pela manhã, o exame de plaquetas indicou níveis baixos, mas, segundo familiares, nenhuma outra providência foi tomada, como transferência para outra unidade hospitalar ou a disponibilização de sangue para transfusão. A falta de medidas imediatas resultou no agravamento do quadro de Nickollas, que faleceu às 16h desta terça-feira (28).
"Eles só trouxeram sangue para o hospital ontem, mas não foi usado para a transfusão do Nickollas", lamenta um familiar. "Ele teve complicações, colocaram sonda porque ele não urinava mais, e teve trombose pulmonar. Ele reclamou que os dentes estavam moles e já estava com hemorragia", relata.
Até a conclusão desta matéria, a direção do Hospital Regional da Mata ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.