Fake News assusta motoristas de aplicativos em Alagoas com suposta proibição em Rio Largo
19/03/2025 13:57 | Texto de:

Johnny Lucena | UP | Foto de: Reprodução

Um boato espalhado pelas redes sociais deixou motoristas de aplicativo em Alagoas em estado de alerta. Imagens de muros pichados com a "proibição" da entrada de condutores de Uber e 99, supostamente em Rio Largo, viralizaram em grupos de WhatsApp, mas a informação não procede. As pichações, assinadas pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), foram registradas, na verdade, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro.
Áudios compartilhados entre motoristas alagoanos reforçaram o medo. Em uma das mensagens, um homem afirma que "Entra não, nem Uber, e nem motouber, só mototaxista daqui mesmo, tá ligado? Quem declarou foi a CV. É a dona da quebrada". Outro alerta que "em Rio Largo proibiram a entrada de Uber e de 99. Pega corrida para lá não". No entanto, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) confirmou que as imagens não foram registradas no estado.
O presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo de Alagoas (AMPAEAL), Alex Felix, explicou que, embora casos como esse ocorram no Rio de Janeiro, não há relatos de proibição semelhante em Rio Largo ou em qualquer outra cidade alagoana. No entanto, ele reconhece que há regiões mais perigosas onde os próprios passageiros pedem para serem deixados antes do destino final por medo da violência. "Os motoristas já evitam certos locais. Muitas vezes, os clientes avisam onde é melhor não entrar, especialmente em áreas com conflito entre facções", explicou.