Ex-moradores de bairros afetados pela Braskem realizam protesto na Avenida Fernandes Lima

06/12/2023 07:55 | Texto de:


Ex- moradores de bairros afetados pelo afundamento de sole em Maceió | Foto de: Reprodução



Na manhã desta quarta-feira (6), ex-moradores dos bairros impactados pelo afundamento do solo, causado pelo serviço da Braskem, realizam um protesto em frente ao Cepa, na Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias de Maceió.

O ato, marcado no fim de semana passado após a retirada dos últimos moradores da região, busca chamar a atenção para a possibilidade iminente de colapso na mina 18.

O trânsito na área pode ser bloqueado a qualquer momento, e a população que precisa transitar pela localidade é aconselhada a buscar rotas alternativas para evitar congestionamentos. Até o momento, o fluxo de veículos não foi impactado.

Os manifestantes se concentraram na entrada do Cepa, no sentido Tabuleiro/Centro, e planejam realizar caminhadas por ruas próximas, além de paradas estratégicas em frente ao Ministério Público Estadual, no Palácio do Governo e na Assembleia Legislativa, exigindo a adoção de medidas urgentes por parte das autoridades.

Equipados com bandeiras, cartazes e camisas, os ex-moradores expressam duras críticas ao processo de realocação e indenização iniciado em 2019. Muitas famílias ainda vivem com a dor e a insegurança de estarem próximas ao local afetado.

A Polícia Militar e o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT) estão presentes no local para monitorar o protesto. Os ex-moradores afirmaram que ainda não há previsão para o bloqueio da Fernandes Lima, mas um número maior de manifestantes são esperados ao longo da manhã.

Outro protesto está programado para o dia 13 de dezembro, no bairro Jaraguá, com paradas previstas na Câmara dos Vereadores e na Prefeitura de Maceió, intensificando a pressão por soluções concretas para a situação enfrentada pelos ex-moradores afetados pelo afundamento do solo.