Estudantes da rede estadual em União dos Palmares clamam por instalação e reparos de condicionadores de ar
26/03/2024 17:26 | Texto de:
Paulo Dantas e Roseane Vasconcelos | Foto de: Reprodução
O calor intenso em Alagoas tem se tornado um desafio extra para estudantes e professores da rede pública estadual em União dos Palmares. A falta de ar-condicionado e ventiladores em funcionamento nas salas de aula, somada às altas temperaturas, cria um ambiente insalubre que vem prejudicando o aprendizado e a saúde de todos.
No Colégio Estadual Carlos Gomes de Barros, os alunos se mobilizaram em protesto cobrando a instalação de ar-condicionado nas salas de aula por meio de um vídeo. A situação é ainda mais precária no Colégio Monsenhor Claves Duarte, onde os ar-condicionados estão há dois anos engavetados sem a devida instalação.
Alunos relatam que as altas temperaturas, aliadas à falta de ventilação, têm causado mal-estar e exaustão. Em alguns casos, os alunos chegam a passar mal durante as aulas.
Após entrar em contato com a Secretaria de Educação (Seduc), o portal UniãoPolêmico foi informado de que o governo estaria prestes a lançar um projeto que visa atender essa demanda.
No entanto, ao verificar o portal do Governo de Alagoas, constatamos que, nesta terça-feira (26), o governo havia lançado o programa 'Coração de Estudante', que tem como objetivo oferecer suporte psicossocial e promover a saúde mental dos alunos da rede estadual. O evento foi realizado no Centro de Convenções.
No entanto, é importante ressaltar que a proposta não aborda os desafios enfrentados pelos alunos relacionados à falta de ar-condicionado e ventiladores em sala de aula.
O espaço está aberto para o direito de resposta da Seduc.