Estudantes da EJA Modular se destacam ao promoverem feira sobre cooperativismo em União dos Palmares
25/07/2023 05:03 | Texto de:
| Foto de:
A Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, em União dos Palmares, realizou nessa quinta-feira (20) em parceira com diversas cooperativas da Região, com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEDICS) e com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de União dos Palmares, representada pelo Secretário Marcos Lobo, a FEIRA DAS COOPERATIVAS, com exposições de atividades escolares, produções das cooperativas e palestra. Durante a palestra, Os representantes da SEDICS, Adalberon Júnior e Lúcia Marinho discutiram temas como: a importância do cooperativismo; cooperativas de reciclagem; agricultura familiar e compra de merenda escolar dos produtos das cooperativas; alimentação de qualidade e sobre a importância do cooperativismo na merenda escolar. O evento teve como público-alvo estudantes da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no formato modular, concluintes do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista.
Segundo o Professor da disciplina de Práticas Profissionais, Moises Savio de Vasconcelos, idealizador e orientador do projeto, os 90 estudantes desenvolveram atividades teóricas durantes os três primeiros módulos do curso, pesquisaram sobre a importância desse segmento que vem gerando cada vez mais emprego e renda em Alagoas. Já no quarto e último módulo, com o objetivo de conhecer a organização e o funcionamento prático das cooperativas, os estudantes visitaram as cooperativas parceiras para ver de perto o cotidiano de cada uma delas. O resultado de todos os períodos de estudos foi exposto na FEIRA DAS COOPERATIVAS, através de estandes, onde expuseram seus trabalhos e os produtos produzidos pelas cooperativas parceiras.
O Professor Moises Savio de Vasconcelos, destaca ainda o diferencial do formato da EJA Modular, o qual oportuniza aos jovens e adultos a darem continuidade aos estudos e concluírem o ensino médio, e devido ao acréscimo no currículo de um curso de formação inicial, ofertado na disciplina de Práticas Profissionais. O que qualifica e melhora as chances dos estudantes no mercado de trabalho, assim como para a iniciativa do empreendedorismo. Como isso, a escola cumpri seu papel socioeducacional: a formação integral do cidadão.