Esposa de Renan Filho será relatora de ação contra Prefeitura de Maceió por compra do Hospital do Coração
16/10/2023 16:56 | Texto de:
Renata Calheiros e Renan Filho | Foto de: Reprodução
Renata Calheiros, conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) será a relatora da ação TC/34019294/23 movida contra a Prefeitura de Maceió. A ação, proposta pelo escritório Heribaldo Macedo Advogados, foi distribuída em caráter de urgência devido aos riscos de danos "irreparáveis" ao erário público, relacionados à compra do Hospital do Coração pelo valor de R$ 266 milhões.
Renata Calheiros, é ex-primeira-dama do Estado e esposa do ministro dos Transportes, Renan Filho. A ação foi iniciada em meio a um cenário político tenso, com Renan Calheiros, rival político do prefeito de Maceió, JHC, sendo a primeira pessoa a denunciar irregularidades na transação. Nas redes sociais, Renan Calheiros afirmou que, pelo valor pago por JHC ao Hospital do Coração, seria possível construir sete hospitais no Estado.
A denúncia feita por Renan Calheiros foi formalmente levada ao Ministério Público do Estado, onde o senador acusa o prefeito de desvio de verbas da saúde. Segundo a versão de JHC, os recursos para a compra do hospital foram provenientes da Braskem, como parte do pagamento de indenização pela tragédia provocada pela extração do sal-gema em Maceió.
Renata Calheiros, como relatora da ação, terá a responsabilidade de investigar as alegações e determinar se houve irregularidades na aquisição do Hospital do Coração pela prefeitura de Maceió.